terça-feira, 30 de junho de 2009

Conectando iPhone e Mac por Wi-Fi sem roteador (Ad-Hoc)


Vários programas na AppStore utilizam conexão por Wi-Fi para sincronizar dados entre o iPhone e o Desktop/Notebook (normalmente ativando um servidor web no lado do iPhone).
Hoje em dia é comum se encontrar redes domésticas com conexão wireless, no entanto (talvez por culpa do Murphy e suas leis rs) nem sempre que precisamos temos um roteador disponível.
O que vou descrever aqui é uma maneira simples (provavelmente já conhecida de todos os veteranos do mundo da maça), mas que pode ser útil caso um roteador Wi-Fi não esteja disponível. O que faremos é colocar o Macbook/iMac em um modo de rede conhecido como Ad-Hoc, assim criaremos uma espécie de conexão ponto-a-ponto com o AirPort (a placa wireless dos Macs) trabalhando como um "hotspot". (Lembre-se que é uma solução "quebra-galho", não é aconselhavel usar esse tipo de conexão em redes corporativas e mesmo em casa pois a mesma tem pouca segurança).

Vamos ao procedimento:

No Mac OS X

  • Ative o Wi-Fi;
  • Clicando no mesmo icone de rede na barra de tarefas e selecione a opção Create Network. Imagino que seja "Criar Rede" se estiver usando o OS X em português (eu utilizo em inglês);
  • Dê um nome pra rede ou aceite a sugestão (normalmente o nome da máquina), marque a opção "Require Password" (deve ser algo como "requer senha") e defina uma senha para esta conexão.

No iPhone, ative o wireless e selecione a rede criada no Mac OS e voilà, eles deverão estar conectados.

And that's all folks!

3 comentários:

Walter Ribas disse...

Valeu pela dica, é bom encontra gente disposta a compartilhar conhecimento e auxiliar os outros.

Grato

WRibas

Marcelo Dias disse...

Paulo, tenho duas dúvida. Nessa conexão Ad-Hoc posso modificar o tipo de segurança, ou seja, WEP ou WPA? Outra pergunta, neste tipo de conexão podem acessar mais 2 dispotivos?

Pedro Luiz disse...

Paulo, tenho um mac e preciso de um programa que gerencie meu laboratório de prótese Dentária. Não encontro um pronto, nem quem possa desenvolver um. caso possa ajudar...
petereye@terra.com.br
Pedro Luiz