segunda-feira, 8 de setembro de 2008

DropBox

Uma dica bem interessante de um software e serviço é o DropBox (leia o post no Blog Rodrigo Merino). O DropBox é um disco virtual (grátis) que se integra ao sistema operacional, passando a ser acessado como uma pasta no seu sistema de arquivos.
A idéia é semelhante ao que o GDrive tentou fazer no Windows, mas convenhamos nunca foi estável e prático o suficiente pra ser efetivamente usado. Provavelmente porque o Google não gostaria que um software de terceiro disponibilizasse um recurso que eles mesmos não liberaram.

Pude testá-lo no Vista e no Mac OS, graças a gentileza do Rodrigo Merino em me ceder um convite (como era feito pelo Orkut e pelo GMail no inicio do serviço), e em ambos ele se integra muito bem com o sistema, mantendo um ícone na barra de tarefas. Embora seja um software/serviço beta me pareceu muito estável e rápido também.

Existe também uma interface web que pode ser acessada de qualquer micro sem ter que instalar o programa.

Abaixo screenshots do Mac OS e do Vista com o DropBox em execução, o ícone na barra de tarefas está destacado em vermelho:

From Imagens do Blogger


From Imagens do Blogger


Outra coisa interessante é que você pode mantê-lo "logado" de 2 micros diferentes ao mesmo tempo. Eu inseri um arquivo através do MacOS no Vista recebi uma notificação de que um novo estava disponível.

Por ai da pra imaginar a gama de "facilidades" e "possibilidades" para um software deste tipo.

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai vamos bombar o blog!! Viu como fica muito mais bonito os posts com imagens! Abs

Barrotes disse...

Oi eu sou Pedro de Portugal. Achei este artigo bastante interessante; mas tenho uma dúvida: esse software funciona em Sistemas Operativos Linux? Como o Ubuntu ou o Mandriva?? responde por favor..

Paulo Programador disse...

Olá Pedro, existe versão do DropBox para Linux sim, para as distros Ubuntu (8.04 e 7.10) e para Fedora 9. Infelizmente não pude testá-lo no Linux ainda, mas pretendo fazer isso nos próximos dias e vou estar postando aqui minhas impressões de uso nas 3 plataformas. Abraço.