domingo, 21 de setembro de 2008

Guerra dos Browsers II


Quando a Apple lançou o Safari para Windows, me parecia claro que a intenção era tornar o seu browser mais conhecido, uma vez que é também o browser do iPhone, e por mais que no conjunto de caracteristicas existam outros celulares muito superiores, acredito que nenhum aparelho até o momento possa bate-lo quando o quesito é navegação. Aumentando o número de usuários do Safari a Apple poderia fomentar o surgimento de aplicações web para o mesmo, e certamente no inicio este deveria ser o objetivo, visto que a própria empresa não fornecia uma maneira de se criar aplicativos para a plataforma e incentivava a criação de aplicações web.

Agora a Google também investiu uma fortuna pra criar seu próprio browser, o Google Chrome, atualmente disponível apenas para Windows e em breve também no Android (seu sistema opensource para celulares que está para ser lançado). No entanto, pelo que tenho acompanhado, não deve demorar muito para que saiam as versões para Mac e Linux, e ai sim a coisa vai ficar muito mais interessante.

Me parece que o pesadelo que a Microsoft passou com o surgimento da Netscape voltou para assombrá-la, mas desta vez de uma maneira muita pior (encarnado no Google e na Apple). Na época da Netscape o medo era o browser gráfico se tornar uma plataforma independente de OS para aplicações de todos os tipos... (coisa que a Google vem tentando fazer aos poucos nos últimos anos), mas desta vez não só no PC, mas também nos celulares. Não bastasse isso, a crescente polularidade da Apple conseguida com o iPods e agora com o iPhone, e os novos Macs com processadores intel parecem ser realmente ameaçadores, uma vez que os Macs podem receber instalação de Windows e com isso mais usuarios podem comparar a utilização dos sistemas e mais programadores podem se interessar por fazer aplicativos para Mac e iPhone. Mesmo assim me parece realmente que a proxima era de softwares não será realmente focada nos sistemas operacionais, mas na web como a Google tem apostado. A própria Microsoft deve ter consciência disso pois investe pesado na plataforma .Net especialmente no seguimento ASP.Net, focado no desenvolvimento para web.

No passado a Microsoft venceu a Netscape com o IE, fornecendo grauitamente um browser de qualidade similar junto com o sistema operacional, mas desta vez pelo menos por enquanto, não parece que terá o mesmo sucesso, visto que o IE vem perdendo terreno e sua versão para Windows Mobile é muito inferior ao Safari do iPhone e provavelmente ao Chrome do Android também. Tanto que a pouco tempo a HTC (fabricante de smartphones que utiliza normalmente o Windows Mobile mas já mostrou um protótipo com o Android) utilizou o Opera Mobile num dos seus modelos, para torna-lo mais competitivo com o iPhone.

Vamos ver se o Gigante de Redmond desperta e se reinventa para entrar nesta nova batalha.

Para quem é mais jovem e não acompanhou a Guerra dos Browsers (Netscape vs Microsoft) ou para quem quer se lembrar, a Discovery Channel disponibilizou um documentário bem interessante e também uma linha do tempo interativa sobre a internet, falando sobre como veio a se desenvolver e se tornar a ferramenta que é hoje. Felizmente, para quem não entende inglês existe uma versão dublada no site www.discoverybrasil.com

Assisti este vídeo quando navegava pelo site Guanabara.info, você pode acompanha-lo abaixo:

Nenhum comentário: