terça-feira, 9 de setembro de 2008

Teclado Microsoft

Sempre ouvi falar muito bem do hardware da Microsoft, mesmo por pessoas que não tem muita simpatia pela empresa. Eu mesmo tenho um Mouse wireless para notebooks e no ano passado havia comprado um Confort Curve Keyboard 2000.
A principio me pareceu ótimo, pois com tendinite em ambas as mãos ergonomia é algo muito importante pra mim. O maior conforto que tenho na digitação neste tipo de teclado sempre me agradou.

Com pouco tempo de uso tive um problema em uma das teclas, a tecla "e" simplesmente parou de responder. Entrei em contato com o suporte, enviei o teclado pra Microsoft (em sampa) e depois de avaliarem fizeram a substituição por um novo, no final do ano passado. Achei fantástico, me pareceu realmente uma empresa preocupada com a qualidade e a satisfação do cliente.
Usei este novo teclado por mais alguns meses e novamente um problema surgiu, a tecla "c" parou de funcionar (imaginem, nada de copiar e colar pelo teclado, o fim...) Mais uma vez aciono o suporte, envio o teclado pra Microsoft e aguardo. Como não recebi nenhum email de confirmação entro em contato e ai começa o rolo. Imaginaram que fosse a mesma ocorrencia, por isso nada havia sido feito, mas como foi constatado novamente o defeito (num teclado novo, já que o inicial foi trocado... pelo menos os números de série diferem) acionaram o envio de um novo teclado.
Hoje, recebi um novo teclado e pra minha surpresa, o led do num lock não funciona, a tecla que deveria abrir a calculadora também não, nem o scroll lock, e não testei tudo ainda... Agora, o que eu faço? Aciono o suporte e solicito uma nova troca? Só com o despacho do teclado pra lá no final das contas vou ter gastado o suficiente pra um teclado novo outra vez, já que este seria o terceiro envio.
Sinceramente estou decepcionado. Três teclados do mesmo modelo com problema, por melhor que seja o atendimento e a boa vontade do suporte, acabam com a paciencia de qualquer um. Será que resolveram desovar todo lote com defeito pra minha cidade ou o problema é comigo?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

DropBox

Uma dica bem interessante de um software e serviço é o DropBox (leia o post no Blog Rodrigo Merino). O DropBox é um disco virtual (grátis) que se integra ao sistema operacional, passando a ser acessado como uma pasta no seu sistema de arquivos.
A idéia é semelhante ao que o GDrive tentou fazer no Windows, mas convenhamos nunca foi estável e prático o suficiente pra ser efetivamente usado. Provavelmente porque o Google não gostaria que um software de terceiro disponibilizasse um recurso que eles mesmos não liberaram.

Pude testá-lo no Vista e no Mac OS, graças a gentileza do Rodrigo Merino em me ceder um convite (como era feito pelo Orkut e pelo GMail no inicio do serviço), e em ambos ele se integra muito bem com o sistema, mantendo um ícone na barra de tarefas. Embora seja um software/serviço beta me pareceu muito estável e rápido também.

Existe também uma interface web que pode ser acessada de qualquer micro sem ter que instalar o programa.

Abaixo screenshots do Mac OS e do Vista com o DropBox em execução, o ícone na barra de tarefas está destacado em vermelho:

From Imagens do Blogger


From Imagens do Blogger


Outra coisa interessante é que você pode mantê-lo "logado" de 2 micros diferentes ao mesmo tempo. Eu inseri um arquivo através do MacOS no Vista recebi uma notificação de que um novo estava disponível.

Por ai da pra imaginar a gama de "facilidades" e "possibilidades" para um software deste tipo.

Você já abraçou o seu programador hoje?

Vi este post no portal Guanabara.info, com um vídeo sobre as dificuldades que nós programadores passamos quase que diariamente.
Mesmo pra quem não entende inglês, vale a pena dar uma olhadinha (se precisar use um tradutor como o Babel Fish do Yahoo ou o Google Translate

Blogged with the Flock Browser

Vídeo do Delphi 2009



A CodeGear (agora Embarcadero) disponibilizou no seu site um vídeo sobre as novidades na IDE do Delphi 2009. O vídeo está em inglês (existe também uma versão em japonês, mas acho que não é o nosso caso... :D)
Abaixo seguem os links:

Visualizar Download

Ou ainda direto no site da CodeGear/Embarcadero

"Problema" com Delphi 2007 e Datasnap resolvido

Na verdade o problema de registrar um servidor datasnap não é exatamente um problema, mas sim uma alteração que a CodeGear fez no Delphi. A partir desta versão não existe mais o registro "automático" do servidor. Agora para registra-lo devemos executá-lo com o parametro /regserver ou /unregserver para remover o registro.
Assim, se você tem um servidor MyServer.exe basta no prompt de comando ou no menu executar digitar o seguinte:



Drive:\Path\MyServer.exe /regserver



Particularmente me agradou essa alteração. Como um programador "das antigas" gosto de executar algumas coisas num prompt de comando, também acho que fica mais fácil pra gerenciar a partir de um instalador como o Inno Setup.

Voltando as atividades

Depois de uma pausa forçada de mais de 2 meses com problemas de saúde, trabalho e familia, volto finalmente a colocar as coisas em ordem (pelo menos tenho tentado :D) e a postar aqui como era o objetivo inicial: compartilhar com a maior freqüência possível tecnologias com que venho trabalhando, problemas, soluções e o que estiver ligado direta ou indiretamente a isso.

Blogged with the Flock Browser